domingo, 23 de junho de 2013

http://revistareal.com/








Página inicial | Anuncie conosco | Receba a Newsletter   
InícioReino UnidoAto em Londres apoia os movimentos no Brasil 
Ato em Londres apoia os movimentos no Brasil
Manifestação na capital inglesa reuniu cerca de dois mil brasileiros em apoio aos protestos que ganharam as ruas do Brasil, reivindicando mudanças no país
Texto: da Editoria / Fotos: Ric Pereira
Junho 2013
12O movimento que tem levado diariamente milhares de pessoas às ruas em todas as partes do Brasil, clamando por mudanças no país, ganhou voz em Londres no dia 18 de junho, quando cerca de dois mil brasileiros que moram na Inglaterra percorreram a região de Westminster em apoio aos protestos. Organizada pelos estudantes Maurício Azevedo e Lara Mendonça, a manifestação foi convocada através do Facebook em solidariedade aos manifestos no país.
A concentração aconteceu no Old Palace Yard, próximo ao Parlamento Britânico e à Abadia de Westminster. Ao som de batucada, os manifestantes levaram faixas e cartazes (a maioria escritos em inglês). Muitos estavam com os rostos pintados e carregando bandeiras do Brasil. Assim como nos movimentos em praticamente todos os estados brasileiros, as reivindicações dos presentes eram variadas. Desde a redução no preço das tarifas de ônibus no Brasil, tema que originou a onda de protestos no país, até contestações sobre os gastos com a Copa do Mundo 2014 e a falta de investimentos em educação, saúde e infraestrutura.
A manifestação pacífica foi acompanhada de perto pela polícia britânica e terminou em frente ao prédio da Embaixada brasileira na capital inglesa. Desde o início do movimento no país, brasileiros de mais de 50 cidades no exterior já organizaram atos em apoio aos protestos no Brasil.
Origem do movimento
O que começou com um protesto pelo aumento das passagens de ônibus em São Paulo, organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL), se espalhou pelo país rapidamente, se tornando no maior movimento popular desde a “geração dos cara-pintadas”, em 1992, quando os estudantes foram às ruas para pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. As redes sociais, mais precisamente o Facebook, têm sido o elo entre os manifestantes, o que tem levado cada vez mais pessoas às ruas.
Apesar da origem dos protestos nas cidades brasileiras ter sido o aumento no transporte público, a insatisfação da população com a classe política e seus privilégios e os excessivos gastos com a Copa do Mundo (e indícios de superfaturamento na maioria das obras), em detrimento a investimentos em áreas fundamentais como saúde e educação, têm sido os pontos mais cobrados pelos manifestantes.
A maioria das manifestações pelo país tem sido pacífica, mas como sempre acontece em movimentos populares, uma pequena parcela de manifestantes tem se aproveitado da situação para promover quebra-quebra e saques no comércio. Isso, porém, não tira a legitimidade do movimento, que tem gerado debates intensos no país e provocado, até o momento, nenhuma resposta do governo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário